
Águia de Ouro 2024
CARNAVAL SP 2024
G. R. C. S. Escola de Samba Águia de Ouro


FICHA TÉCNICA
Fundação: 9/5/1976
Presidente: Sidnei Carriuolo
Comissão de Carnaval: Claudio Cavalcante (Cebola), Márcio Gonçalves e Victor Santos
Mestre de Bateria: Juca Guerra
Casal de mestre-sala e porta-bandeira: João Camargo e Lyssandra Grooters
Direção-geral de Carnaval: Sidnei Carriuolo
Direção de Harmonia: Comissão de Harmonia
Rainha de bateria: Vanessa Alves
Intérpretes: Douglinhas Aguiar, Serginho do Porto
Coreógrafo da comissão de frente: Kelson Barros
Colocação em 2023: 8º lugar – Grupo Especial
A HISTÓRIA DA ÁGUIA DE OURO
1976... O início de tudo
1976…mais precisamente 09/05/1976 tudo começou, no coração da Pompéia, na Vila Anglo Brasileira nascia a escola de Samba Águia de Ouro.
Mas, para contar a história da nossa Águia de Ouro precisamos voltar um pouco no tempo e lembrar que tudo começou a partir do lendário time varzeano Faísca de Ouro Futebol Clube. Os finais de semana da Vila Anglo, na Pompeia, eram sempre de festa e de muita batucada, após cada vitória a comemoração acontecia em forma de samba e alegria.
Surgimento do nome
Com o passar dos anos, parecia que apenas um time de futebol seria pouco para representar toda uma comunidade.
Integrantes do Faísca de Ouro, que até então pulavam o carnaval na cidade de Tietê no interior de São Paulo desfilando por blocos carnavalescos da região, começaram a se organizar para dar origem à uma escola de Samba em São Paulo, eram eles: Gilson Carriuolo Antonio, Valdemar (Maíco) e José Luiz (Bolão). Assim surgia o G.R.E.S. Águia de Ouro.
O primeiro Carnaval
O primeiro ensaio aconteceu em um domingo ensolarado, na Rua Girassol (V. Madalena) – famosa na época por ser uma rua fechada para recreação e atividades populares. Contudo já no primeiro ensaio a grande parte dos que ali estavam moravam na V. Pompéia e logo surgiu a ideia de um próximo ensaio ser realizado no coração da Vila Anglo, na praça Dr. Vicente Tramonte Garcia, o famoso “Parquinho”.
Em 1977 a escola faz sua estrearia no carnaval de São Paulo com o enredo: “A Bahia de Jorge Amado” e, logo no primeiro ano, conquistaria o Vice-Campeonato, o que nos rendeu o acesso ao 4º grupo.
Anos marcantes de 1982 e 1984
Em 1982 um fato marcaria a história da escola: um dos principais integrantes, Sidnei Carriuolo Antonio era nomeado o novo Presidente da Agremiação, função que exerce até os dias atuais.
Em 1984 a elite do Carnaval de São Paulo recebia pela primeira vez a nossa querida Águia e com o enredo “Mil vidas, o teatro através dos tempos”, a escola realizou o que para muitos foi um dos mais marcantes carnavais da nossa história.
Nossa primeira Quadra
Com a nova quadra, novos desafios apareceram. O espaço foi acolhedor por muito e muitos anos, contudo um sério problema assombrava os preparativos para os carnavais ano após ano. As chuvas de verão e as constantes enchentes faziam com o que já era difícil se tornar uma luta de só quem tinha muito amor pela agremiação enfrentaria.
Falamos de Vinícius de Moraes, Sargentelli, e não esquecemos da nossa querida São Paulo.
Chegamos então nos anos 2000, onde a escola se firmou na elite do carnaval de São Paulo entre as grandes e agora o desafio era ainda maior.
O Novo Ninho
No ano de 2010, um fato marcaria a nossa história, o espaço sob o viaduto Pompéia, que foi nossa casa durante quase 15 anos, foi solicitado pela prefeitura para que obras de melhoria no bairro fossem feitas, mas como todos sabem, há males que vem para o bem: um novo espaço foi conquistado pela diretoria da escola. Nascia o novo ninho, uma das maiores e mais bem estruturadas sedes de Escola de Samba em São Paulo, acolhendo nossos componentes em ensaios, festas e acoplado a nosso barracão onde produzimos os carros alegóricos, fantasias e ainda temos um amplo estacionamento para nos encher de orgulho tamanha estrutura.
Vamos de samba…
O ano da glória
Culminando um trabalho com mais de 40 anos chega o ano de 2020, ano esse em que, sob o comando do carnavalesco Sidnei França, a Escola de Samba Águia de Ouro alcança o almejado título de Campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo.
Tendo levado para a Avenida o enredo "O poder do saber. Se saber é poder... quem faz a hora, não espera acontecer", o G.R.S.C. Escola de Samba Águia de Ouro, cativou o público, agradou aos jurados e levou para casa o trofeu máximo do Carnaval de São Paulo.
LETRA DO SAMBA ENREDO 2024
"Águia de Ouro nas Ondas do Rádio"
Autores: Tales Queralt, Aquiles da vila, Lucas Queralt, Chanel, Marcelo Dores, Salgado Luz, Luccas Barroso, Abílio Jr., André Ricardo, Bruno Ribas, Nando do Cavaco, Ivanzinho, André Filosofia, Caio Ricci, Cauê Ricci, Edson Lins e Ronny Potolski
Intérprete: Douglinhas Aguiar, Serginho do Porto
Letra
Ah, quanto tempo passou
E minha voz eternizou
Marcantes as lembranças
Herança a encantar
O padre criador abençoado
Na ciência e na fé, injustiçado
O guarani, o violino anunciou
No centenário que o brado ressoou
Ao povo iletrado, sabedoria e esperança ao escutar
É gol…é gol…é gol…
A torcida vai delirar (olê olá)
Era…feita de ouro, o nosso tesouro
O dom de cantar (lalaia)
Palavra, o som que toca a alma
Unindo a nação num só lugar
A crença em maria é sagrada
A nossa oração nos salvará
Chorei feito amante apaixonado
Dancei e você foi meu par
Águia de ouro: a sua estação
Ligada no meu coração
Esse amor não se acabou
E no futuro assim será!!
Alô alô! É hora de sintonizar
O show vai começar!
Oiiii gente… o “sorriso do rádio” está aí
Vila pompéia vem pra sacudir!!
